Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 09
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Artigos: Fragilização por Hidrogênio / Parte final, Dr. Rolf Jansen e Dra. Célia Regina Tomachuk
30/04/2008 03h19

Fragilização por Hidrogênio

4-Tratamento térmico para alívio do hidrogênio
4.1-Princípios do tratamento térmico

Muitos metais, assim como o ferro, são capazes de adsorver o hidrogênio atômico, formando o respectivo hidreto metálico. Como tirar uma conseqüência, a estrutura do material se altera, tornando-se mais frágil. O dano real é causado pelas tensões na resistência à tração. Falhas básicas na estrutura do material facilitam a quebra de uma peça sensível à permeação de hidrogênio.
A penetração do hidrogênio no interior do material pode ser minimizada usando processos para a eletrodeposição do zinco adequados, porém não pode ser impedido totalmente. Apesar do hidrogênio ser difundido atomicamente no interior do material, uma parte dele pode ser eliminado através do tratamento térmico. Tem de ser considerado que imediatamente após a zincagem o hidrogênio é localizado na região de interface aço/zinco. Este alto gradiente de concentração pode ajudar em um alívio rápido de hidrogênio logo após a zincagem. Quando o gradiente de concentração torna-se menor, a migração do hidrogênio será mais lenta. (Figura 5)
Por outro lado, existe também um grau de concentração na direção do material base e o hidrogênio penetra mais internamente no aço. Isto também equaliza o gradiente de concentração e reduz a migração do hidrogênio. Conseqüentemente, o tratamento térmico deverá ser feito tão logo possível, para ter a vantagem de obter alto gradiente de concentração na superfície imediatamente após a zincagem.
4.2 – Método clássico de dois estágios (norma DIN antiga)
As peças são zincadas primeiramente com espessura de camada de 3 a 4 micra de zinco, tratadas termicamente por aproximadamente 2 horas entre 180 °C e 200 °C. Em seguida são zincadas novamente para obter a espessura final, tratadas termicamente e cromatizadas ou passivadas.
Este método de dois estágios levam a riscos, a saber:
1. o hidrogênio pode ficar no interior do material se a camada for mais espessa que a calculada e se o tratamento térmico for muito curto;
2. a camada de zinco pode ser atacada pela alta temperatura (> 215 °C, dependendo do tipo de eletrólito utilizado), tornando a superfície fosca e com má aparência, na pior das hipóteses até bolhas podem ocorrer;
3. a camada de zinco sendo muito fina, durante a ativação ácida, o ferro presente na superfície nua do material terá contato com o ácido, assim, em sucessivas zincagem, novos átomos de hidrogênio penetrarão no interior das peças.
A principal desvantagem deste método, portanto, é a complicada seqüência do processo e o longo tempo de trabalho necessário. Por esta razão, nem sempre o segundo tratamento térmico é feito, havendo o risco de um tempo muito curto de desidrogenização. Por outro lado, a vantagem deste método é a facilidade em obter camada de zinco e cromatização/passivação com boa aparência nos estágios sucessivos de trabalho.
4.3-Método de um estágio
Por algum tempo foi conhecido que a barreira de difusão do zinco não era impermeável como se pensava. E, usando temperaturas suficientemente altas e tempos bastante longos, seria possível remover o hidrogênio após a zincagem. No método de um estágio, as peças são zincadas na espessura de camada desejada (algumas vezes até 20 micra), secadas e tratadas termicamente na temperatura entre 210 °C a 240 °C.
É importante ressaltar que a temperatura é limitada. Na temperatura de 225 °C a oxidação do zinco é muito acelerada, e além disso, tem um considerável poder de sublimação. Por este motivo, o tratamento térmico mais indicado é em temperaturas abaixo de 225 °C. No entanto, para se ter uma margem de segurança é aconselhável usar 215 °C.
Os riscos deste método são:
1. tempo de tratamento térmico muito curto;
2. uma alta carga de hidrogênio nas peças pode levar formação de bolhas na camada de zinco devido ao arraste do hidrogênio junto à interface aço/zinco (isto pode ser prevenido se as peças forem aquecidas lentamente – contrariando o ponto de vista econômico. O processo de desidrogenização começa mais lentamente neste caso);
3. em temperaturas superiores a 215 °C e período de tratamento térmico longo, mesmo a 200°C, a camada de zinco é oxidada pelo oxigênio do ar. Esta reação pode se estender no interior da camada de zinco ao longo de poros prejudicando a aparência. As peças tornam-se foscas, cinzas e, possivelmente, a resistência à corrosão de uma cromatização/passivação aplicada sucessivamente será baixa.
No método de um estágio, a cromatização/passivação é feita após o tratamento térmico. As peças, portanto, precisam ser colocadas novamente na linha de zinco para ativação e cromatização/passivação. Contudo, este método é de menor custo em relação ao método de dois estágios e mais seguro. Como este método possui somente um estágio, não é possível que o hidrogênio penetre no interior das peças durante a fase do segundo tratamento, como no método clássico descrito anteriormente. Contudo, a alta temperatura pode danificar a camada de zinco.
4.4- Nova via de acesso: tratamento térmico protegido
Desde que novos passivantes trivalentes azuis resistentes ao calor foram desenvolvidos (Ex: SurTec 662 e SurTec 667), é possível tratar termicamente as peças seguindo o último estágio do processo galvânico. As camadas de cromatização/passivação produzidas nestas passivações azuis suportam um tratamento térmico de até 215 °C por 24 horas e protegem a camada de zinco. O brilho e a cor do revestimento são mantidos.
A vantagem deste método é que pode ser usado sem que haja dano na camada de zinco. Se peças zincadas e passivadas azuis são temperadas, a resistência à corrosão irá sempre diminuir, dependendo da temperatura e duração do tratamento térmico. Para conseguir melhor resistência à corrosão, dois fatores têm de ser considerados (para aplicação em tambor rotativo), a saber:
1. durante a têmpera, a camada de passivação fica mais fina. Portanto, peças para têmpera devem ser cromatizadas com camada mais espessas (tempo de aplicação mais longo, ou banho com maior concentração). Antes da têmpera, estas peças são levemente esverdeadas tendendo ao amarelo, após o tratamento térmico ficam com coloração azul puro e têm uma melhor resistência à corrosão, devido a sua maior camada de cromatização/passivação;
2. o teor de água da camada de cromatização/passivação será eliminado lentamente. O ideal é colocar as peças dentro da estufa fria e aquecê-las lentamente até a temperatura desejada. Se as peças forem colocadas dentro da estufa quente, a água é eliminada muito rapidamente e a camada de cromatização/passivação pode ser prejudicada.
Com o método de tratamento térmico protegido, o método de um estágio torna-se seguro. A principal vantagem deste método é o fato da camada de zinco estar sendo protegida contra a oxidação ao ar. Na verdade, a qualidade da camada de zinco é superior se comparada com tratamentos térmicos não protegidos.
Cromatização amarela, verde oliva ou preta e passivações trivalentes com alta espessura não podem ser aplicadas antes da têmpera, elas seriam destruídas com a alta temperatura. Todavia, a vantagem do tratamento térmico protegido é que peças zincadas com passivação trivalente azuis podem receber, após têmpera, as passivações citadas anteriormente.
4.5-Habilidade de difusão das camadas de zinco
O tipo de eletrólito tem influência sobre a habilidade de difusão da camada de zinco? Na literatura e na prática diferentes respostas são divulgadas. A maioria assume que o hidrogênio em camadas de zinco, oriundas de eletrólitos cianídricos, é fácil de ser eliminado. Ao contrário, hidrogênio em camadas de zinco obtidas em eletrólitos alcalinos isentos de cianetos é difícil de liberar. E, hidrogênio em peças zincadas com zinco ácido é quase impossível de liberar.
Conseqüentemente, algumas normas proíbem o uso de eletrólitos de zinco ácido para obter camadas brilhantes de zinco. A influência do tipo de eletrólito surpreende, porque o zinco eletroliticamente depositado é um zinco muito puro. Pelos métodos analíticos, teores extremamente baixos de carbono (oriundos de aditivos orgânicos) e ferro são determinados na camada. Especialmente em camadas de eletrólitos alcalinos. O comportamento diferenciado pode somente ser explicado pela sua morfologia diferente. Dependendo do eletrólito, na realidade há algumas diferenças.
4.5.1- Investigação prática:
Comportamento da efusão do hidrogênio das camadas de zinco obtidas com diferentes eletrólitos
Para responder a questão se o tipo de eletrólito influência a difusão do hidrogênio, os seguintes ensaios foram realizados.
Material de teste: anéis de segurança, conforme a norma DIN 471, 5 x 0,6 mm, 650 HV [1], com um recozimento deliberadamente muito curto.
Pré-tratamento: Para cada eletrólito, 950 anéis de teste foram desengraxados a quente por 10 minutos, limpos catodicamente por 5 minutos, decapados em solução de HCl 1:1 sem inibidor por 5 minutos, limpos eletroliticamente novamente, sendo 20 segundos catodicamente e 20 segundos anodicamente e imersos em solução de HCl a 5% por 3 minutos.
É importante ressaltar que este pré-tratamento teve como objetivo alta produção de hidrogênio para que os resultados sejam evidenciados.
Zincagem: Logo após este severo pré-tratamento, para forçar o desenvolvimento de hidrogênio, os anéis de teste foram processados em tambor rotativo por 2 horas em banho de zinco eletrolítico, para atingir uma espessura de camada de pelo menos 17 micra.
Eletrólitos de teste: Os seguintes eletrólitos foram usados:
# Processo de zinco alcalino sem cianetos brilhante
# Processo de zinco alcalino cianídrico brilhante
# Processo de zinco ácido brilhante
# Processo de zinco ácido acetinado-técnico
A montagem dos banhos foi realizada de acordo com os respectivos boletins técnicos.
O três processos brilhantes foram ajustados para o mesmo grau de brilho, sendo que o de zinco técnico ficou entre acetinado e semi brilhante.
Tratamento térmico: temperaturas de 180 °C, 210 °C e 225 °C durante 2, 4, 6, 8, 10 e 22 horas foram investigadas.
Ensaio: 50 anéis de testes obtidos em cada seqüência de tratamento (deposição nos diferentes eletrólitos e em seguida tratamento térmico nas diferentes condições) e, posteriormente, foram colocados numa baqueta de vidro, conforme descrito no item 2 desse artigo.
4.5.2-Avaliação
A maior presença de hidrogênio observada em eletrólitos alcalinos. Sem o tratamento térmico 100% dos anéis quebraram contra apenas 70% dos anéis zincados no zinco ácido brilhante. E apenas 56% dos anéis zincados no processo de zinco acetinado-técnico quebraram (vide a relação de quebra, a tempo zero, na Figura 6).
Em temperaturas baixas de têmpera, o processo de zinco alcalino cianídrico foi um pouco melhor em relação aos demais, embora a camada tenha sido depositada com o mesmo grau de brilho. Geralmente, a temperatura de 180°C tem sido muito baixa para tratamento térmico, mesmo após 22 horas nenhum dos tipos de anéis estavam sem fragilização.
Em 225°C todos os anéis de teste estavam sem fragilização logo após 6 a 8 horas, apesar da camada de zinco ter sido fortemente danificada nesta alta temperatura. Poros de  aproximadamente um mícron foram observados conforme mostra a Figura 8(b). Através destes poros, o hidrogênio poderia penetrar facilmente, mas eles não são tolerados.
 
 
5- Conclusão
Os testes descritos conduzem às seguintes recomendações:
1. a superfície das peças sensíveis à fragilização (peças de testes) tem de estar livre de óleo queimado e deve permitir curtos tempos de decapagem e um leve pré-tratamento; para o tipo de peça, mas deve durar pelo menos de 6 a 8 horas. O ensaio descrito é um excelente método para testar fragilização por hidrogênio. Os anéis de teste são perfeitamente adequados como material de prova por conta de seu comportamento mais sensível (tais como: dureza, dimensão, recozimento etc.) do que qualquer outra peça. O que significa dizer que se não há defeitos nos anéis de testes, nenhuma das peças normais serão danificadas.
Peças temperadas podem ser zincadas com zinco sem receio de fragilização.
2. no processo de decapagem devem ser utilizados inibidores e aditivos adequados. O produto SurTec 424 foi desenvolvido e otimizado especialmente para estas aplicações, entretanto, a decapagem não deve exceder a 5 minutos;
3. o desengraxe eletrolítico catódico não deve ser utilizado, usar somente desengraxe eletrolítico anódico;
4. não há nenhum tipo especial de eletrólito de zinco exigido; todos os quatro processos testados são adequados. A difusibilidade do processo alcalino cianídrico tende a ser melhor, ao passo que o alívio de hidrogênio no zinco ácido acetinado-técnico foi o mais baixo;
5. a camada de zinco deve ser cromatizada com passivante trivalente azul resistente ao calor (por exemplo: SurTec 662 e SurTec 667), para permitir um tratamento térmico protegido;
6. após o processo de deposição, as peças devem sofrer tratamento térmico tão logo possível (dentro de no máximo 4 horas) para prevenir danos. O método de um estágio é mais seguro do que o método de 2 estágios, contudo a espessura da camada é inferior a 16 a 20 micra;
7. a temperatura ideal de têmpera para o processo de zinco ácido é 220°C. Para peças zincadas no alcalino é de 215°C. O período do tratamento térmico tem de ser adaptado
8. cromatização amarela, verde oliva ou prata e passivações trivalentes com alta espessura podem ser aplicadas após a seqüência do tratamento térmico protegido.
O ensaio descrito é um excelente método para testar fragilização por hidrogênio. Os anéis de teste são perfeitamente adequados como material de prova por conta de seu comportamento mais sensível (tais como: dureza, dimensão, recozimento etc.) do que qualquer outra peça. O que significa dizer que se não há defeitos nos anéis de testes, nenhuma das peças normais serão danificadas.
 
6- Referências Bibliográficas: [1] DIN 471, [2] BOSCH – Norma N67F, [3] ISO/DIN – 9588
Agradecimentos:
Os autores agradecem ao Químico Roberto Motta de Sillos pela colaboração na tradução do texto.
Autores:
Dr. Rolf Jansen, doutor em eletroquímica pela Universidade de Duisburg, Alemanha. Desde 2004 é Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da SurTec Internacional exercendo esta função no Centro Tecnológico da SurTec do Brasil.
rj@surtec.com
Dra. Célia R. Tomachuk, doutora na área de engenharia de materiais pela Unicamp e possui pós-doutorado em eletroquímica e corrosão pela Università degli Studi di Napoli “Federico II”, Itália. Desde 2007 é pesquisadora do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da SurTec Internacional.
crt@br.surtec.com
COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com