Eurásia News
Taitra promove missão comercial taiwanesa na Turquia
Agência promotora dos negócios de Taiwan, O Taitra (Taiwan External Trade Development Council) capitaneou um encontro de 25 empresas de Taiwan com empresas na Turquia.
Como parte do encontro, o presidente da Besiad (associação turca das industriais e comércio de fixadores), Sinan Topuk discusou na cerimônia de abertura: “Nossa filosofia é de “cooperação antes da competição. E como uma associação que abrange todas as etapas da fabricação, da matéria-prima aos revestimentos, como um todo, estamos focados entre a busca coisas novas e procurando manter nossas atividades para o desenvolvimento do nosso setor. Graças a isso, alcançamso um crescimento de aproximadamente 26 vezes desde o estabelecimento da Besiad, o que nos alçou à uma posição importante no mercado global. E no âmbito da visão que traçamos como associação, acreditamos que o caminho para os objectivos se desenvolverá como resultado de colaborações com representantes do sector em todo o mundo”, disse ele. completando: Na Besiad acreditamos que sob a filosofia da “cooperação antes da competição, entendemos que será benéfico para todos os fabricantes de fixadores“.
Ao mesmo tempo, fora realizado encontro final da Besiad em 2023
Nesse contexto, Topuk relatou que as exportações do sector de fixadores aproximaram-se de US$ 1 bilhão, e que o valor alcançou US$ 4,1 p/kg, acima da média da Turquia.
Chamando a atenção para o apoio e as regulamentações necessárias para aumentar a produção e os investimentos, ele enfatizou que a parcela dos investimentos industriais na superfície do país é de 4% na Alemanha, 2,8% na Itália, sendo 2,4% na média da OCDE (Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), enquanto esta taxa é de apenas 3 por mil na Turquia." Como industriais, operamos em 1/10 dos nossos concorrentes no mundo, e ainda assim conseguimos existir na competição global. Exigimos que a necessidade de produzir novas áreas industriais, que é necessária para abrir caminho para novos investimentos, ser resolvido com uma abordagem de ordenamento do território. Neste sentido, todo apoio a ser dado aos nossos industriais, todo regulamento que abrirá o caminho para os nossos membros tem o potencial de retornar à economia turca como um benefício com um alto efeito multiplicador."
A indústria siderúrgica turca, que cresceu na África, começou a recuperar no mercado europe
O setores siderúrgico, que continua registrando um declínio em volumes e valor devido à contração da demanda mundial, estão buscando compensar suas perdas concentrando-se em mercados alternativos. O setor, que registou um crescimento de dois dígitos nas exportações da Turquia para o Egito e o Iêmen no mês passado, alcançou um crescimento de 24% no Marrocos, neste mês. Associação Mediterrânea de Exportadires de Metais Ferrosos e Não-Ferrosos, a ADMIB apresentou um crescimento de três dígitos no Marrocos e Argélia no mês passado, aumentou 184% para a Argélia neste mês.
Mantendo seu crescimento constante no mercado africano, o setor também começou a se recuperar na Europa, registrando um aumento de 76% nas exportações para Espanha e 51% para a Roménia na Turquia, aumentou as suas exportações para o Reino Unido em 49%, Itália 12% nas suas exportações através do AKİB.
As exportações da Turquia em outubro de 2023 aumentaram 7,4%, US$ 22,9 bilhões (bi). O setor de metais ferrosos e não ferrosos exportou US$ 973 milhões (mi), com um decréscimo de 7,1%, enquanto o setor siderúrgico exportou US$ 1,3 bi, com um decréscimo de 3,1%. As exportações de metais ferrosos e não ferrosos representaram 4,3% do total das exportações turrcas, enquanto o aço representou 5,8%. Olhando para os dados da Admib, o setor dos metais ferrosos e não-ferrosos exportou US$ 61 mi, um decréscimo de 19% em face ao mesmo mês do ano anterior. Neste mês, as exportações de aço diminuíram 2,8%.
Aumento de 184% nas exportações do Mediterrâneo para a Argélia: Em outubro, a Alemanha foi o primeiro país nas exportações de ferro e aço da Turquia, com US$ 169 mi, seguido pela Roménia com US$ 129 mi, e pelos EUA US$ 112 mi. Entre os 10 principais mercados, chamaram a atenção as exportações para Espanha em 76%, Roménia em 51%, Marrocos com 24%.
Verificou-se que o Iraque ficou em primeiro lugar com US$ 16 mi nas exportações da ADMIB, seguido pela Argélia com US$ 15,5 mi, e pelo Egito com US$ 14,7 mi. Entre os 10 principais mercados, a Argélia aumentou 184%, Reino Unido 49%, Síria 46%.