Ásia News
Empresas taiwanesas de fixadores ranqueadas na China e *ASEAN (2023)
ASEAN: grupo de nações do Sudeste Asiático, composto por: Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã;** RMB: Renminbi, a moeda distribuída pelos bancos da República Popular da Chin;***Ebtida: Sigla inglesa de ganhos antes das taxas, tributos, depreciação e amortização.
O tempo é essencial à“Tática Ecológica Empresarial de Fixadores, de Taiwan”
Do regime de Donald Trump ao de Joe Biden, o mundoentrou numa intensa era de convulsão. Já ultrapassamos os antigos atritos comerciais entre EUA e China, apandemia, e agora chegamos às repercussões da guerra russo-ucraniana, da inflação e da corrida tecnológica EUA-China. Os últimos três anos foram cruciais na história. Foi quando o professor Hermann Simon, Alemanha, autor do termo “Campeões Ocultos”, publicou "Campeões Ocultos: Ascensão e Transformação", a última atualizaçãodo seu primeiro trabalho. Em seu discurso atualizado, ele mencionou a importância de Taiwan como uma nação resiliente e um campeão oculto.
Simon mencionou que Taiwan é muito semelhante ao seu país em termos de campeões ocultos e de estrutura industrial, com a Alemanha liderando o mundo com até 1.573 campeões ocultos. Taiwan ocupa o 8º lugar (com 105 campeões ocultos), acima da China, em 9º(97). As campeãs ocultas alemãs são de âmbito nacional, enquanto em Taiwan elas existem em vários setores. Só a indústria de fixadores de Taiwan tem um grande número desses potenciais campeões.
Segundo a pesquisa de Simon, os três principais países com o maior valor total de exportação durante 2010 e 2019 são a China (US$ 20,9 trilhões), os EUA (US$ 15,4 tri) e Alemanha (US$ 13,9 tri), com Taiwanem 10º (US$ 3,1 tri). É ainda impactante focar o valordas exportações per capita, onde Taiwan aparece em 2º, depois da Alemanha. Com base em dados estatísticos obtidos pela Fastener World Magazine, entre 2010 e 2019 Taiwan exportou US$ 38,727 bilhões, só em fixadores (figura 1), que respondem por 1,2% do valor total de suas vendas ao exterior, no mesmo período.