Artigos
Ugima, solução em aço inox
Família de produtos da Swiss Steel Group proporciona aumento da produtividade em usinagem de barras e arames
Longa vida útil da ferramenta, aumento de produtividade de 25% a 45% em operações de usinagem, dependendo da classe do aço, e excelente qualidade de superfície dos componentes são possíveis graças aos aços inoxidáveis da família de produtos Ugima. A Swiss Steel tem desenvolvido o processo Ugima por mais de três décadas para maximizar a produção de peças de precisão em várias aplicações nas indústrias automotiva e de processos.(Foto - Por Marc Marticou)
Expectativa dos fabricantes de componentes usinados.
Empresas de usinagem têm muitas expectativas quando se trata da produção de peças. Elas desejam ter:
• Peças com um acabamento de superfície de qualidade, o que significa desgaste limitado das ferramentas ao longo do tempo e uma boa fragmentação de cavacos.
• Alta produtividade com um tempo de ciclo de peça o mais baixo possível, o que implica alta velocidade de corte para todas as operações: desbaste; torneamento; fresamento e rosqueamento.
• Ausência de variações de uma produção para outra e a obtenção de matéria-prima altamente reproduzível de lote para lote. Para obter alta velocidade de corte e baixo desgaste das ferramentas, a indústria de aço inoxidável costumava adicionar enxofre à composição do material para formar precipitados de sulfeto de manganês (MnS), que são inclusões maleáveis em altas temperaturas e lubrificam as arestas das ferramentas de corte, auxiliando na fragmentação de cavacos. Veja nas fotografias abaixo o resultado do teor de enxofre na quebra de cavacos durante um teste de corte interrompido.
A desvantagem da adição de enxofre é que a resistência à corrosão diminui significativamente, especialmente a resistência à corrosão por pites em meios clorados.
Para evitar a adição de enxofre, a indústria de aço inoxidável desenvolveu processos que induzem, no material, a formação de óxidos que se comportam de forma semelhante aos precipitados de manganês e enxofre em operações de corte. Esses óxidos têm um ponto de fusão baixo e atuam como lubrificantes para as arestas de corte das ferramentas.
Esses óxidos muitas vezes são induzidos pela injeção de cálcio no metal fundido. A Swiss Steel trabalhou por muitos anos em um processo semelhante à injeção de cálcio para obter em aços inoxidáveis Ugima óxidos de composição precisa (silicatos de alumínio e cal), concentração controlada e morfologia bem definida. Esses óxidos Ugima auxiliam os fabricantes de componentes por usinagem a obterem uma fragmentação de cavacos muito reproduzível, como mostrado na fotografia à direita abaixo.
Além de uma boa fragmentação dos cavacos, os óxidos Ugima nas ligas de aço inoxidável para usinagem auxiliam as empresas de usinagem a obterem não apenas uma vida útil mais longa das ferramentas e uma melhor qualidade de superfície das peças, mas, acima de tudo, uma melhor produtividade, sem alterações nas propriedades mecânicas e na resistência à corrosão em comparação com as ligas convencionais.
O Ugima aumenta a produtividade e reduz os custos das peças.
O aumento de produtividade relacionado aos óxidos UGIMA® pode chegar até 45% para um austenítico 303 e até 25% para um austenítico 304L, como mostra o gráfico abaixo:
Esse aumento na produtividade permite a produção de peças a preços mais baixos. Conforme mostrado nos dois gráficos abaixo, o preço de uma peça é a soma de três elementos:
• Custo da máquina, que diminui quando a velocidade de corte aumenta.
• Custo das ferramentas, que aumenta à medida que a velocidade de corte aumenta.
Como resultado, o preço mínimo para uma peça é obtido para uma velocidade de corte ótima. Essa velocidade de corte ótima é maior com o material UGIMA em comparação com as ligas convencionais, e, portanto, o custo da peça é significativamente reduzido.
Uma ampla gama de ligas Ugima
Nas últimas duas décadas, a Swiss Steel trabalhou na fabricação de óxidos Ugima não apenas em ligas austeníticas, mas também em ligas martensíticas, ferríticas e duplex. Portanto, a família Ugima agora é bastante extensa e inclui muitas ligas diferentes, como é possível verificar nas tabelas a seguir.
Para algumas classes, a Swiss Steel desenvolveu sinergias especiais entre os óxidos Ugima e sulfetos para aumentar ainda mais a produtividade na usinagem. Essas classes são rotuladas como UGIMA-X ou HM, onde "HM" significa "High Machinability".
Para aplicações de forjamento, a Swiss Steel desenvolveu ligas específicas rotuladas como "FG". Essas ligas apresentam uma usinabilidade muito boa em peças forjadas.
Porque os fatos são melhores do que a literatura, a Swiss Steel está pronta para visitar todas as empresas de usinagem e, com sua equipe de suporte técnico, está pronta para fornecer recomendações de corte para peças fabricadas com ligas Ugima. Dessa forma, a Swiss Steel demonstra aos seus clientes que o material Ugima vale a pena ser usado para estar na vanguarda da produtividade e da qualidade das peças.
MARC MARTICOU
Gerente de Marketing Estratégico, na divisão de Aço Inoxidável, dentro do Swiss Steel Group.