Entrevista
Dupla entrevista, comos presidentes da TIFI e TFTA
*Executivos das frentes industrial e comercial do ramo de parafusos e afins traçam um panorama de Taiwan no mercado
Ao passo que a situação internacional sofre alterações, o layout industrial global tem sido afetado. Dessa forma, muitos dos fornecedores de fixadores de Taiwan têm enfrentado: impactos do ESG, o imposto sobre carbono da União Europeia (EU); fabricação inteligente e atualizações em linhas de produção ao longo do último ano; queda acentuada nas vendas, que se tornaram questões essenciais de serem enfrentadas urgentemente, o que os têm levado a buscar aconselhamentos e apoios externos. Dessa forma, a associação que engloba muitos dos fabricantes de parafusos e similares do país, o Taiwan Industrial Fasteners Institute (TIFI) tem sido atuante na defesa dos interesses desse segmento sob a liderançado senhor Tu-Chin Tsai, presidente há quase seis anos, tornando-se um dos fortes pontos de apoio dos fornecedores locais de fixadores em buscar por mais recursos junto ao governo de Taiwan e/ou de organizações relacionadas.(Foto - Tu-Chin Tsai, presidente do Taiwan Industrial Fasteners Institute (TIFI)
Embora a economia continue desanimada, os participantesda indústria devem acelerar seu layout ESG.
Analisando a cenário atual, o presidente Tsai considera esta recessão global se deve principalmente a fatores como a inflação causada pela tarifa de 25% imposta pelos EUA à China; o aumento da taxa de juros do Federal Reserve Bank (Fed), dos EUA; as medidas de encerramento da China nos seus principais centros econômicos na sequência da pandemia de Covid; das guerras Ucrânia-Rússia, Israel-Hamas, que abalaram o crescimento global. Embora os EUA continuem a desempenhar o papel de locomotiva da economia, a dinâmica econômica de quase todos os outros países e regiões foram significativamente afetadas. Deste lado, a indústria de fixadores de Taiwan teve um bom desempenho até julho de 2022, período em que ainda estava lidando com pedidos de clientes estrangeiros, mas que depois viu uma queda acentuada em novos pedidos à medida que a demandado mercado foi diminuindo. Tsai previu que se os pedidos da indústria antes de abril de 2024 ano não puderem retornar, o mercado poderá parecer em recessão por mais dois anos. No entanto, ele continua otimista de que se a demanda aumentara pós o Ano Novo Lunar Chinês, do próximo ano, poderá ocorrer oportunidades para estimular o crescimento global. Até lá, ele recomenda fortemente que os players taiwaneses acelerem seus planejamentos no que tangeo ESG, para assim se prepararem para a próxima onda de expansão do mercado. Atualmente, o governo de Taiwan destinou NT$ 44 mil milhões (cerca de US$ 1,43 bilhão) para ajudar as empresas em ESG, na contratação de profissionais, melhoria de equipamentos e em ações Carbon Footprint Verification (CFV), o que será uma grande oportunidade para as empresas de Taiwan entrarem na produção inteligente e fortalecerem seu up grade industrial. Ele ainda enfatizou que, à medida que a Europa e osEUA continuam a incorporar o ESG nas suas regulamentações, a indústria de Taiwan não pode mais ignorá-lo.
O investimento estrangeiro deve dar prioridade àsegurança, caráter nacional e estabilidade do país?
Com compradores exigindo cada vez mais que fornecedores chineses e taiwaneses implantem fábricas no exterior, muitas empresas de Taiwan iniciaram tal expansão, abrindo unidades fabris no Vietnã, Indonésia, Tailândia, além de outros países, com o intuito de manter os pedidos. Tsai, que, por sua vez, possui fábricas na Malásia e no Vietnã, disse que ao escolher uma base fabril no exterior, a segurança, o caráter nacional e a estabilidade do país são os três principais indicadores de avaliação. Além de terem pessoas de confiança localmente para ajudar na gestão, os seus head quarters em Taiwan precisam, também,enviar quadros para supervisionar o dia a dia das subsidiárias. Em alguns mercados emergentes, os fabricantes taiwaneses também podem considerar criar escritórios, ou implantar sistemas de cooperação com distribuidores locais para expandir oportunidades de negócios. Quanto às fabricantes de pequeno porte, incapazes de instalar subsidiárias no exterior, recomenda-se que elas contem com grandes fábricas para procurar uma operação sustentável. Tsai também acredita que fixadores automotivos são uma área onde as indústrias taiwanesas podem fortalecer ainda mais sua presença. Até agora, mais de 30%das empresas taiwanesas investiram nesta área. Emborao segmento de veículos elétricos (EVs) sejam vocacionados a redução das demandas por fixadores, o seu valor acrescentado ainda é atrativo para investimento.
Fastener Taiwan 2024, a feira está programada parajunho, sendo ela uma grande esperança em ampliaroportunidades de negócios com o exterior.
O Taiwan International Fastener Show (FastenerTaiwan), feira de negócios do setor com apoio do TIFI, mais uma vez será realizado no Kaohsiung Exhibition Center (KEC), na cidade de Kaohsiung de 5 a 7 de junho de 2024, datas reajustadas e distantes das datas de outras feiras internacionais, como Fastener Fair Global e Wire Düsseldorf (ambas na Alemanha), e que certamente trarão muitos visitantes estrangeiros. Para tornar a Fastener Taiwan mais bem-sucedida, a presidência de Tsai será estendida até a conclusão do evento. Segundo ele, a edição de 2018 da feira, antes da pandemia, atraiu e contou com mais de dois mil visitantes de diversas partes do globo. Ele espera que, através da participação consecutiva da Fastener Taiwan, mais oportunidades de negócios e colaboração sejam criadas para participantes dessa indústria de Taiwan.
Entre as indústrias taiwanesas orientadas para exportação, parafusos e fixadores similares também são um dos segmentos industriais mais importantes, e que ajudam a gerar muitas divisas. Dotada de uma cadeia de fornecimento completa,d a matéria-prima aos produtos acabados, algo raro no mundo, faz de Taiwan um fornecedor prioritário para empresas consumidoras oriundas, principalmente da Europa e América. Entre esses fornecedores taiwaneses, muitos são membros de longa data da Taiwan Fastener Trading (TFTA), a associação local das empresas comercializadoras de fixadores. Com muito esforço do seu atual presidente, Josh Chen, a TFTA mantém-se focada em ampliar ainda mais a visibilidade dessas empresas de Taiwan no mercado internacional.(Foto - Josh Chen, presidente do Taiwan Fastener Trading Association (TFTA)
Mantendo-se atento ao cenário internacional, aomesmo tempo acelerando a atualização industrial.
O mercado global vive repleto de acontecimentos e fatores incontroláveis, valendo aqui observar, especialmente, o conflito nas regiões entre Israel e a Palestina, que podem ter profundos impactos na economia. O presidente Chen disse que a indústria ainda não deu sinais de recuperação e que a situação ainda não é otimista. As flutuações nos preços do aço, do petróleo, as guerras, os aumentos das taxas de juros nos EUA, bem como as taxas de câmbio, fizeram com que os clientes fossem conservadores em seus investimentos. Ele ainda lembra aos fornecedores que prestem atenção a essas variáveis. Ao mesmo tempo, Chen também sugere que, em meio ao ritmo lento na economia, as empresas taiwanesas aproveitem para se fortalecerem, especialmente no upgrade industrial. Por sua vez, o governo do país deveconsiderar a redução das taxas de juros para fomentar incentivos aos investimentos. Tendo como base não afetar as regras de funcionamento do mercado, o governo deve ajustar adequadamente e fornecer taxas de juros preferenciais e medidas favoráveis, ajudando assim os interessados na modernização industrial a terem acesso mais fácil aos recursos ou subsídios governamentais, estimulando a economia a ser mais vibrante.
Produtos de aço de baixo carbono estão em alta demanda.Esperamos que a China Steel Corporation, siderúrgicade Taiwan, possa oferecer benefícios que ampliema competitividade dos nossos fornecedores de fixadores.
Observando a atual recessão, muito significativa nas encomendas junto às indústrias, Chen acredita que uma grande proporção da queda da demanda de 2023 se deveao elevado nível do inventário nos clientes finais. Na medida que custos, como contêineres, transporte e frete aumentaram em 2022, a clientela, preocupada, comprou muito alémdas expectativas, resultando num cenário em que alguns fornecedores ainda estavam processando encomendas feitasem 2022. Um cliente dos EUA até lhe disse, em particular,que talvez não ficasse sem estoque até meados ou final de 2024. No entanto, Chen acredita que a procura do mercado não sumiu, e que além da produção de produtos siderúrgicos de baixo carbono, a indústria também deve fortalecer o desenvolvimento de produtos siderúrgicos de médio e alto carbono, aumentando assim a competitividade. Em relação a produtos de aço de baixo carbono, que compõem a maioria das demandas, o executivo acredita que, como existem muitos concorrentes emitens de baixo carbono (como China e players do Sudeste Asiático), e as margens de lucro são relativamente estreitas, ele espera que a siderúrgica Taiwan Steel Corp. (CSC) forneça pacotes mais favoráveis em termos de preço para apoiar a indústria.
Melhorar a compreensão dos clientes sobre Taiwan; a troca de pedidos é apenas um fenômeno de curto prazo.
Embora algumas grandes fábricas tenham refletido que alguns clientes da Europa e dos EUA solicitaram ainstalação de fábricas no exterior antes de estarem dispostosa fazerem encomendas, o presidente acredita que este deverá ser apenas um fenômeno de curto prazo, causado pela falta de compreensão dos clientes sobre asituação atual da indústria de fixadores de Taiwan. Para resolver este dilema, os fornecedores taiwaneses devem tomar a iniciativa de fazer com que os clientes compreendama situação em Taiwan. A TFTA também desempenhaum papel ajudando-os a atingir este objetivo, convidando clientes europeus e norte-americanos com operações em Taiwan a serem membros internacionais da TFTA, para que através do intercâmbio possam compreender a situação real da indústria local de fixadores. Chen enfatizou queo problema da mudança de clientes para outros países pode ser um grande desafio, no entanto o mais importante para a indústria é se manter cuidadosa com a qualidade em produtos e eficiência nos prazos.
A recessão aingiu o fundo do poço, um sinal de quebons momentos estãot por vir
Programada para 08/12/2023, no Queen Plaza Hotel,na cidade de Tainan, a reunião dos membros da TFTA e a eleição do Conselho de Administração, marca o momento em que o presidente Chen entregará oficialmente o bastão ao seu sucessor. Ele disse que embora a economia não pareça boa, estima-se que poderá haverá piora. Completandoo quanto está confiante de que a indústria de fixadoresde Taiwan que, após chegar ao fundo do poço, logo irá se recuperar. Chen também coordenará com o novo presidente as políticas de desenvolvimento da TFTA, e que proporcione mais programas de formação e intercâmbios de mercado (com o Japão e o Sudeste Asiático) para criar mais oportunidades para os membros associados.
TAIWAN INTERNATIONAL FASTENER SHOW 2024
CHINA STEEL CORP.
l*Ambas entrevistas foram concedidas pela FastenerWorld Magazine Inc., de Taiwan, por meio doeditor Dean Tseng.