Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 87
Busca::..
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Notas
15/06/2021 06h03

Notas 

Sacma KSP12-R: All in One

Lançamento mundial da prensa combinada de dupla ação da Sacma

Usinagem do corpo da KSP12-R

Notória por suas linhas de prensas automáticas para produção de fixadores entre M4 e M24, o Grupo Sacma lança a KSP12-R, máquina combinada de dupla ação para fabricação de parafusos já roscados. Um lançamento de alto impacto para quem lida com alta produtividade, como as fornecedoras do setor automotivo, que terão uma prensa que conforma a peça, faz a ponta e rosqueamento, tudo em uma só máquina.

Com este modelo capaz de fazer itens de M3 a M8 e comprimento até 60 mm, a Sacma reintroduz na sua linha de produtos para demandas crescentes de parafusos pequenos e auto-roscantes, usados em diferentes indústrias.

A KSP12-R combina soluções típicas Sacma, comprovada por milhares de máquinas longevas em atividades no globo, dotadas com o que há de mais avançado em mecatrônica. Seu corpo é inteiriço, em ferro fundido perlítico, normalizado, envelhecido naturalmente por pelo menos 12 meses, processado com usinagem precisa, garantindo rigidez e estabilidade em sua vida útil.

Seus principais ajustes são agora motorizados, gerando trocas rápidas e fáceis: alimentador de arame acionado por motor de torque, medidor de estoque de arame motorizado e DKO, iniciador de rosca acionado por motor de torque com função de autoaprendizagem.

A gestão da qualidade fica facilitada por duas comportas com interface com o sistema de monitoramento de carga e descarga das peças NC, após a prensagem e a laminação. Um sofisticado sistema opcional de controle de carga protege a máquina contra sobrecargas e monitora os processos de conformação e laminação. Separadores de sobras em diferentes tamanhos estão disponíveis na produção de parafusos auto-roscantes.

Tudo isso faz da KSP12-R o que há de melhor em custo-benefício, especialmente na comparação com operações tradicionalmente realizadas por mais de uma máquina. Este processo All in ONe (tudo em um) de alta produtividade permite gerar um rápido retorno do seu investimento.

Longevas, as linhas Sacma garantem lucros graças aos seguintes conceitos:

Produção p/m²: menor demanda por espaço no chão de fábrica, pois, uma máquina combinada é menos que um grupo de máquinas conectadas, que normalmente é de 1 para 3;

Produção ppm: mais peças produzidas por área tornam a planta geral mais lucrativa e eficiente;

Mão de obra: essa prensa combinada requer um só operador. Frequentemente, um operador gerencia duas ou três unidades. Quando se trata de máquinas conectadas só um operador não é suficiente;

Manutenção: mais máquinas, mais manutenções. A máquina combinada tem duas operações, portanto, terá menos manutenções;

Setup: o tempo para setup para duas máquinas diferentes é maior que o da máquina combinada;

Ecologicamente amigável: ter uma máquina combinada, permite que todos seus fluidos de arrefecimento e óleos sejam reciclados com maior segurança e controlados em área vedada;

Tempo de inicialização: as linhas Sacma são reconhecidas por sua capacidade de “conexão rápida”. A KSP12-R fica pronta para uso em poucas horas pós instalação, além de ser uma a ser movida quando se refaz o layout da fábrica;

Consumo de energia: um motor para duas operações é melhor do que vários motores. Máquinas combinadas consomem menos, com um monitoramento de energia mais simples e conveniente;

Vida útil das ferramentas: forjadas e ainda quentes e oleosas, as peças são colocadas no laminador. Por isso, os pentes duram mais, reduzindo custos e elevando a eficiência produtiva.

 
Info: Luca Romanò
Gerente Comercial Sênior - Sacma Group

 

 

 

Videx: máquinas de alta tecnologia Made in Israel

Linhas de máquinas para fabricação de parafusos, grampos e outros itens metálicos a partir de arames

David e Yair Wiesenfeld

Líder global em máquinas para endireitamento, corte, apontamento, rosqueamento e dobra, a Videx Machine Engineering Ltd. é uma das mais renomadas fornecedoras das fabricantes de fixadores e peças especiais a partir de arames ou barras, linhas demandadas pelos mercados automotivo, construção civil, mineração e energias renováveis entre outros.

Fundada em Israel por David Wiesenfeld (foto), que tem hoje como diretor seu filho Yair, a Videx surgiu em 1973, tendo hoje reconhecida tradição de alta qualidade e inovação, proporcionando aos usuários altos níveis de desempenho e baixos custos na manutenção. Todas essas condições somadas solidificam a marca há quase meio século, tendo 95% de sua produção exportada para as Américas do Norte e Sul, Ásia e Europa.

O P&D Videx busca melhorias como redução de custos via maior autonomia do equipamento e menores tempos de troca. Além disso, nos últimos cinco anos ela tem se concentrado em ampliar a automação das fábricas e processos produtivos, combinando máquinas em linhas de produção completas e cada vez mais automatizadas, praticamente sem pessoal. Um exemplo disso está no serviço ao cliente que – durante a pandemia – tem operações com atendimento remoto com conexão direta, via internet, com a IHM da máquina, além de facilidade de acesso a manuais e instruções digitais.

Linhas Videx

• Máquinas e endireitamento e corte de arame trefilado ou fio-máquina em rolos, com duplo-chanfro opcional, até a bitola de Ø25mm;

• Linhas de forjamento a quente de matriz sólida de 2 estágios, para a produção de parafusos longos e bitolas altas; Ø25mm, Ø48mm e Ø76mm. Tais linhas incluem corte do blank, chanfro e extrusão de uma das extremidades, aquecimento e forjamento da outra extremidade em uma matriz sólida sem a necessidade de recorte ou usinagem posterior do sextavado. As linhas podem ser combinadas com operações de laminação de rosca;

• Laminadoras de rosca rotativas de rolo & setor, p/ produção de parafusos, com rolos de aço especial de alta resistência com revestimento anti-desgaste para alongamento da vida útil em laminações pós-tempera;

• Laminadoras de rolo e setor p/ produção de parafusos s/ cabeça para indústrias automotivas. Trata-se de máquinas que combinam sistemas de alimentação exclusivos com introdução servo controlada, que resulta em longa vida útil dos rolos e setores, especialmente ao rosquear fixadores de alta resistência;

• Laminadoras rotativas de dois cabeçotes, laminadores p/ laminação simultânea de roscas duplas em parafusos de roda, parafusos de motor, peças com duas roscas de diferentes bitolas etc. Tal máquina combina duas operações de laminação em uma mesma peça, como laminação de roscas e recartilhas ou endireitamento de parafusos (pós-tratamento térmico) e laminação de roscas ou laminação de roscas em duas extremidades na mesma peça;

• Máquinas automáticas p/ fabricação de grampos “U”, e de parafusos dobrados a partir de arames em rolos. Essas máquinas operam com endireitamento e corte de arame, executam chanfros (opcional) e laminam roscas nas duas extremidades além de dobrar a peça;

• Máquinas de extrusão a frio para barras trefiladas e laminadas até a bitola Ø80mm. Esta linha também está disponível como máquinas independentes ou como parte de uma linha com corte de barra, chanfro e forjamento da cabeça;

• Linhas para fabricação de barras rosqueadas a partir de arames em bobinas, com saída simples ou dupla, p/produção de altos volumes. As linhas partem do desbobinamento do arame, endireitamento, corte e laminação da rosca. Modelos p/barras rosqueadas em aço inox estão disponíveis com chanfros antes do rosqueamento e, opcionalmente, com lavagem e embalagem. As embaladoras de barras rosqueadas também são vendidas separadamente como máquinas independentes;

• Conformadoras a frio p/ peças extralongas, estampadas em matriz aberta e que funcionam a partir de um carregador ou bobina de arame. Os produtos são parafusos com até 2.400 mm de comprimento e que podem ter laminação de rosca integrada;

• Cisalhadoras de impacto p/ barras, com alimentadores e sistemas de corte de troca rápida;

• Máquinas de parafusos p/ teto de minas;

• Máquinas p/ chanfrar e gravar prisioneiros B7, até a bitola máxima de 3”;

No Brasil e em toda a América do Sul a Videx tem a SouthWind International como representante exclusiva.

Informações: yair@videx.co.il / swind@southwind.com.br

 

Impostos para importação de máquinas caindo a zero

Yih Tieng Machinery, modelo exposta no show room da Spirafix

Publicada no Diário Oficial da União desde 17/02/2021, uma das mais recentes reduções de impostos de importação do Governo Brasileiro envolve, também, prensas automáticas para fabricação de parafusos, rebites, pinos e peças similares a partir de arames, neste caso com diâmetros entre 5 e 10mm, com 2 estágios, entre 22 e 70 toneladas, comprimento máximo de corte entre 54 e 230mm, extração máxima entre 38 e 102mm, com capacidade de produção de 120 a 350 peças por minuto. O mesmo documento também inclui máquinas similares para fazer porcas.

Devido a quase inexistência de fabricantes dessas máquinas no Brasil, as autoridades têm avançado na queda dessas barreiras quase sem sentido de existir.

Informações podem ser obtidas em:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-gecex-n-155-de-11-de- fevereiro-de-2021-303795062


Amarok: recall por fixação do estepe

Foi publicado em 06/04/2021 no site do Procon-SP um recall envolvendo a linha de Amarok, picape média da Volkswagen. No comunicado, a montadora informou ter detectado possibilidade de soltura do estepe devido à ruptura do sistema de fixação do equipamento. Se ocorrer, a soltura pode causar acidentes com danos materiais e lesões físicas graves ou fatais aos ocupantes e a terceiros. A convocação envolve veículos produzidos entre 19/8/2016 e 01/6/2020, com números de chassis de HA002152 até LA021931.

Info: 0800 019 8866 / vwapps.volkswagen.com.br/Recall

 

Martin Welp deixa a Dörken

Empresa na qual ocupava o posto de CEO, em 05/04/2021 Martin Welp deixou a Dörken Coatings GmbH & Co. KG, segundo Robinson Lara, gerente negócios para América do Sul.

Após uma trajetória que começou em 2009, Welp relatou na rede social Linkedin sua satisfação de ter ao seu lado uma eficaz equipe que o ajudou a desenvolver novos mercados e tecnologias de sucesso.

"Mais de uma década após a crise de 2009, a pandemia nos afetou firmemente, com efeitos ainda mais profundos em nossa vida social. Desta vez uma situação tão especial me fez pensar, o que me levou me desligar da Dörken, buscando reexaminar o que a vida nos faz no início dos anos 50”, disse, completando: “A equipe Dörken Coatings está em uma posição muito forte, completou seu primeiro ano financeiro fantasticamente e dominará bravamente o desenrolar futuro. Tenho orgulho de ter feito parte disso, e agradeço aos queridos Dörkians", concluiu.

Recall: Volkswagen esquece de fixar parafusos nos bancos

Uma publicação de 17/02/2021 no site www.quatrorodas.abril.com.br informou que cerca de 57 unidades do SUV Tiguan vendidos nos EUA podem ter sido montados sem a aplicação dos parafusos que prendem os assentos aos trilhos, situados no assoalho. Segundo a fabricante Volkswagen, a falha pode envolver 57 carros, montados entre os dias 20 e 27 de outubro de 2020. As consequências vão do surgimento de ruídos, vibrações e risco de acidentes com ocupantes. O problema se estendeu a uma unidade do VW Jetta, montado em 21 de outubro do mesmo ano. www.quatrorodas.abril.com.br (buscar “recall Tiguan”)

Ex-Grupo Fontana, Giorgio Donati é o novo presidente da UPIVEB, Itália

 

Em nota à imprensa de 19/03/2021, a Unione Italiana Produttori Viteria e Bulloneria – UPIVEB (associação do setor fabricante de fixadores na Itália) oficializou Giorgio Donati como novo presidente da entidade, em substituição a Sergio Pirovano, falecido recentemente. Donati ocupou entre 2013 e 2020 o cargo de CCO no Grupo Fontana (também controladora da Acument), numa trajetória total de 28 anos na empresa. Essa larga experiência e know-how o credencia a liderar a representação dos interesses no mercado interno e externo das indústrias de parafusos e similares instaladas na Itália. info@upiveb.org 

 

 Treinamento em tecnologia e desenvolvimento para forjamento

Realizado pela Fundação Luiz Englert e o Centro Brasileiro de Inovação em Conformação Mecânica, o evento apresentará princípios dos processos de conformação com foco em Forjamento. O local do evento será o prédio do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na cidade de Porto Alegre, RS. Informações: (51) 98456-6935 c/Ana Rita / cbcm@ufrgs.br

 

Ingepal reabilitada

Em 22/04/2021 o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, comarca de São Paulo oficializou a saída da recuperação judicial da Indústrias Gerais de Parafusos Ingepal Ltda.

A Sentença de Encerramento chegou até nossa redação por mensagem da dra. Laura Melle Santiago e José Roberto Santiago, diretores da empresa, fundada em 1960 e que agora vive esse renascimento.

Recall: Porsche Taycan

Informe publicitário no portal da Folha de S. Paulo, em 30/04/2021, informou que conexões rosqueadas no chassi dos veículos Porsche 911 e 718 podem não estar com o devido aperto, de acordo com as especificações técnicas aplicáveis. Desde então, iniciou-se um recall envolvendo os modelos Taycan, 911 e 718, de fabricação entre 14/10/2020 e 19/01/2021.

Não apertadas de acordo com as especificações, o problema se deve ao corte insuficiente da linha de porcas de fixação, o que pode causar o aumento de atrito nessas partes, não sendo possível garantir a durabilidade. Tais conexões deverão ser substituídas por novas e deverão ser retrabalhadas nos eixos dianteiro e/ou traseiro de acordo com as especificações técnicas, devendo se verificar se os componentes fixados sofreram danos. Informações: infobrasil@porsche.com.br (11) 5644-6700 / (21) 2495-5959

Pós-graduação em Engenharia de Elementos de Fixação

Abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Engenharia de Elementos do Fixação (Lato Sensu), da Fundação Santo André (FSA), realizado nas dependências da faculdade, na cidade de Santo André, Grande São Paulo. Presenciais, as vagas foram limitadas para 15 alunos, com início em agosto de 2021, com mensalidade de R$ 980,00. A idealização e coordenação é dos professores Marco Antônio Colósio, docente junto à FSA, e o dr. Roberto Garcia, consultor da Assahi (máquinas equipamentos de aperto) e Metaltork (fabricante de fixadores) empresas apoiadoras Informações: marco.colosio@fsa.br

Pinos levam a Ford fazer recall do Explorer

Segunda maior montadora automotiva dos EUA, a Ford está realizando um recall com cerca de 661 mil unidades do Explorer, modelo SUV, ano 2016 a 2019. Convocação que envolve 620.483 veículos nos Estados Unidos, 36.419 no Canadá e 4.260 no México, ela ocorre após um pedido da que a National Highway Traffic Safety Administration, autoridade reguladora norte-americana, devido a constatação que pinos de retenção podem se soltar e permitir que a tampa do teto se solte do trilho do veículo. Fonte: David Shepardson (www.reuters.com).

Walsywa, aquecendo o mercado de energia solar

Fundada em 1964 e líder no fornecimento de itens para sistemas de fixação, tal como parafusos e similares e fixação química, principalmente dentro do setor de construção civil, desde o segundo semestre de 2020 a Walsywa vem ampliando rapidamente seu portfólio, principalmente em componentes para captação de energia solar.

Com produtos de inox 100% passivado, as linhas para energia solar Walsywa incluem grampos, terminais, arruelas planas e de borracha, porcas (sextavadas flangeadas), parafusos (martelo, francês e Allen - com e sem cabeça), hastes, placas, chumbadores químicos e mecânicos, bem como desenvolvimento de itens para projetos especiais.

“Mais do que nunca, o emergente segmento de energia solar demanda as mais efi cazes opções em sistemas de fixação, um know-how que Walsywa domina em mais de meio século de sua história, com atividades dinâmicas e, sobretudo, sólidas. Isso nos diferencia, também, neste mercado, no qual o cliente obtém atendimento de alta qualificação e uma logística efi caz que realiza entregas em 24 horas na maioria das regiões do gigante território brasileiro. Além disso, possuímos um moderno laboratório próprio para desenvolver itens que atendam exigentes demandas. e em condições altamente competitivas”, relatou João Pedro Schrott, presidente da Walsywa. vendas@walsywa.com.br

Parafusos mal aplicados na barra estabilizadora geram recall nos modelos Forester e XV, da Subaru

A Subaru e a Caoa Montadora de Veículos Ltda. anunciaram um recall envolvendo a linha de veículos Forester (ano/modelo 2019, fabricados entre 24/5/2018 e 25/4/2019) e XV (ano/modelo 2018 e 2019, fabricados entre 25/5/2017 e 23/5/2019).

A origem do problema situa-se no torque inadquando no aperto dos quatro parafusos aplicados no suporte da barra estabilizadora. Com a utilização do veículo, estes parafusos podem se soltar e ocasionar, primeiramente, barulhos na suspensão. Caso o usuário continue a trafegar com o veículo nestas condições, os parafusos poderão cair e desprender o suporte, o que eventualmente poderá danificar as peças que estão ao seu redor, como a tubulação de freio, o semieixo e o subchassi. Caso a tubulação de freio seja danificada, o veículo poderá perder o freio, o que poderá causar acidentes graves ou fatais aos ocupantes ou terceiros.

Fonte: www.procon.sp.gov.br

Info: 0800 770 2011 / recall.subaru.com.br

 

Faleceu Luiz Carlos Carvalho (1969-2021)

 

Conhecido entre diversos clientes como “Parafuso”, o que o fazia se sentir orgulhoso, Luiz Carlos Carvalho trabalhou na Ciser por 20 anos, até falecer na sua cidade natal, o Rio de Janeiro, RJ, em 23/04/2021, vitimado pela Covid-19.

Ex-colegas da Ciser, também no Rio de Janeiro, os representantes comerciais Anderson Gonçalves (goncalvesag1980@gmail.com) e Leandro A. Simões (leandroaugusto.simoes@hotmail.com), junto ao gerente regional Ulisses Golino (usgolino@hotmail.com) todos atualmente na Belenus – pediram para noticiar neste espaço, com pesar e carinho, a partida do estimado colega “Parafuso”.

 

Böllhoff inova a linha Rivkle Seal Ring

Desenvolvida nos laboratórios da Böllhoff na Europa, além de ter sido submetido a muitos testes em campo, a nova linha de porcas de rebite Rivkle é uma solução de montagem que conta com um anel de vedação para um ajuste simples e confi ável, mesmo durante a alimentação automática por sopragem. A montagem resultante é robusta, proporcionando a vedação contra a entrada de todos os líquidos, cumprindo assim os requisitos da norma ISO 20653 e os requisitos de qualidade automotiva. vendas.sp@bollhoff.com 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com