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Itália: retrato econômico de 2020
“A única função da previsão econômica é fazer com que a astrologia pareça respeitável”
O ano de 2020 será lembrado pela pandemia do Coronavirus. Quase todo o mundo foi infectado por este vírus maligno, que causou graves consequências para saúde pública, economia e a sociedade como um todo. A redução e fechamento das atividades produtivas fez com que vários indicadores econômicos caíssem, evidenciando sintomas de uma perigosa recessão.
Na Itália, o período economicamente mais crítico foi registrado nos primeiros quatro meses do ano, no primeiro período de bloqueio. A flexibilização das restrições nos meses seguintes levou a uma promissora recuperação econômica. Com a chegada do inverno e o ressurgimento do vírus, novas - embora menos restritivas - medidas de bloqueio foram implementadas, resultando em uma desaceleração geral da economia.
Dando uma olhada mais ampla nos efeitos da pandemia na economia italiana, em 31/10/2020 o Banco da Itália anunciou que sua dívida pública, ou seja, a dívida contraída pelo governo para atender às suas próprias necessidades, à qual se somam os juros da dívida anterior, atingiu um máximo histórico de € 2,587 bilhões. Na verdade, no final de 2019, a dívida pública do país era de pouco menos de € 2,420 bilhões.
Consequentemente, a relação dívida/PIB no final de 2020 também atingiu valores máximos (159,9%). No entanto, a razão da dívida/PIB deverá cair para cerca de 153,6% em 2021 graças a previsível retomada das atividades de produção.
Em 2020, todo o setor manufatureiro, de várias maneiras, foi afetado. Após as férias de verão, caracterizadas por uma recuperação econômica fraca, o país entrou em uma nova fase recessiva.
Segundo dados do ISTAT, o índice mensal com ajuste sazonal subiu 0,2%, em base cíclica, apenas para bens intermediários, aqueles que podem ser utilizados apenas uma vez no processo produtivo.
Por outro lado, o índice de bens de consumo recuou (-4,0%), o que é consequência lógica da redução da atividade na cadeia de distribuição. Os índices de energia (-3,6%) e bens de capital (-0,6%) também foram negativos. No entanto, a fabricação de produtos de borracha e plástico (+2,9%) e os equipamentos de transporte tiveram bom desempenho, recuperação que compensou a queda significativa registrada nos meses anteriores (+9,3%).
De acordo com dados fornecidos pela Comissão Europeia, o consumo privado na Itália caiu 10,9% em 2020, mas espera-se uma recuperação em 2021 em cerca de +7,3%.
O colapso da procura de consumo privado, associado a um estado de insegurança generalizada, está na origem da queda substancial dos investimentos de 14,2%, que deverá, no entanto, recuperar cerca de 13,0% em 2021.
A contribuição das exportações, após a grande queda em 2020 (-13,0%), deve ficar positiva em 2021, (previsão de +10,5%), em linha com a tendência do comércio mundial.
Em termos de mercado de trabalho, o desemprego que aumentara para 11,8% em 2020, deve estabilizar em 10,7% em 2021.
Neste ponto, a questão é: "Qual é a previsão da situação socioeconômica da Itália para o futuro próximo?"
O famoso economista J.K. Galbraith (1908-2006) disse uma vez: “A única função da previsão econômica é fazer com que a astrologia pareça respeitável.”
Talvez haja muito pessimismo na declaração do famoso economista. No entanto, existem técnicas matemáticas e estatísticas que podem ser usadas para produzir previsões econômicas confiáveis.
A maior margem de incerteza geralmente reside na previsão numérica, ou melhor, na previsão quantitativa. As previsões das tendências econômicas são talvez mais confiáveis e interessantes. E para ter certo grau de validade e confi abilidade, qualquer tipo de previsão precisa ser periodicamente revisado e recalculado de acordo com as mudanças que possam ocorrer nas variáveis consideradas.
Dito isso, nada nos impede de formular projeções hipotéticas sobre o cenário econômico italiano. A pandemia é, atualmente, o maior fator desconhecido porque mostrou amplamente como é capaz de afetar não só o setor de saúde italiano, mas também todo o tecido socioeconômico do país.
No momento, a maior esperança está na efi cácia da vacina, mas levará meses até que toda a população esteja segura, de modo que o atual estado de inquietação continuará por algum tempo.
Mas tudo voltará ao normal depois que a tempestade passar? Muitos duvidam.
Moralização da epidemia e ambições de reformar o sistema capitalista - escreve Alberto Mingardi em artigo para “Economia e Política” - aposta que a Covid-19 vai deixar sua marca em nós. A pandemia nos empobrecerá, então seremos capazes de pagar menos viagens, menos jantares fora e trocar de carro com menos frequência do que desejamos. Provavelmente estaremos inclinados a economizar mais do que no passado, como quase sempre acontece com aqueles que sofreram um choque muito forte.”
O atual estado de insegurança nos vários estratos sociais pode ser verificado analisando os principais indicadores econômicos, como a confiança do consumidor, que caiu drasticamente, e o índice de propensão a investir de uma empresa, que é negativo para o futuro próximo.
Por outro lado, o forte crescimento da poupança dos cidadãos é a confirmação de um estado de espírito generalizado caracterizado pelo medo e incerteza, que se torna cada vez mais generalizado, resultando em propensão menor a gastar. Isso levanta a questão: “A economia italiana está congelando lentamente por causa do vírus?”
Depende dos setores de negócios. Por exemplo, os empregos mais afetados são serviços (cafés, bares, restaurantes, hotéis, turismo...), vestuário, energia e construção, enquanto outros setores parecem não ter sido afetados.
Um dos setores com melhor desempenho é o de bens industriais, produtos vendidos a outras empresas, que por sua vez os utilizam na produção dos bens que fabricam.
De acordo com operantes na área, em 2020 o desempenho dos trabalhos foi muito positivo, mantendo-se encomendas em níveis satisfatórios, tal como o valor do volume de negócios.
Então, quais são as razões para este desvio da tendência nacional?
Talvez seja a reposição de estoques pelos clientes, esgotados na pandemia, ou compras feitas por medo de um ressurgimento do Coronavirus com a consequente suspensão da produção, ou podem ser os efeitos iniciais do Fundo de Recuperação, ou o importante papel desempenhado pelas exportações.
A verdade provavelmente está nas corretas ações de marketing, que têm induzido, consciente ou inconscientemente, os operadores do setor a privilegiar uma clientela globalizada que tem conseguido desviar suas atividades comerciais de um mercado em recessão para outros mais efervescentes.
O caso mais esclarecedor é provavelmente o da Volkswagen que obteve um lucro de € 10 bilhões em 2020, inferior a 2019, mas superior ao previsto graças ao aumento das vendas do segundo semestre. A atração da VW foi certamente ajudada pela China, cuja forte demanda por carros compensou a retração que a VW sofreu na Europa e Américas, onde a pandemia continua muito ativa.
Os fornecedores VW deveriam, portanto, ter sentido os efeitos da pandemia em menor grau. E, assim como a VW, muitas empresas globalizadas conseguiram amortecer o impacto da crise sobre seus fornecedores em virtude de suas operações dinâmicas. Sem dúvida, com a pandemia, o mundo manufatureiro se encontra em uma situação difícil, que deve ser enfrentada com determinação. Um bom empreendedor é aquele que sabe enfrentar e superar momentos de dificuldade com as ferramentas adequadas, que são principalmente: marketing, informação, técnica de gestão e acima de tudo intuição empreendedora.
Em conclusão, estes tempos exigem que o empreendedor seja capaz de reagir positivamente às situações negativas, ou seja: resiliência.