Persona
Os bancos, os fornecedores e o modelo de negócio da sua empresa
É difícil prever todos os desdobramentos e consequências desta crise; olhar adiante, entretanto, é necessário
Percebo que a opinião de executivos de empresas de diferentes portes e setores convergem para um aspecto que será determinante para o êxito dos negócios no segundo estágio da crise: Relevância. (Foto - Rodolpho Georg Filho)
No primeiro estágio, que será o da lenta retomada dos negócios, a interdependência entre os bancos, fornecedores e empresas demandará um esforço de negociação podendo até ser duro, mas que trará uma solução paliativa até o cenário se definir, em dois ou três meses. Haverá uma tendência por parte de bancos e fornecedores a “compreender” as razões das empresas para entregar recursos (dinheiro ou insumos) que em última análise podemos definir como Crédito.
No estágio seguinte que será o de aceleração, todos sabemos que o capital de giro será ainda mais importante uma vez que os recursos de caixa foram exauridos durante a crise. Nessa fase, bancos e fornecedores devem adotar um foco diferente do tradicional na rodada de negociações.
O que percebo, em conversas recentes com executivos em ambos lados do mercado de crédito, é que instituições financeiras e fornecedores irão além das garantias reais que sempre estiveram presentes na oferta de crédito em situações de risco.
A análise irá focar a Relevância das empresas junto aos seus mercados e clientes, pois essa será a base para uma nova fase de tração de seus negócios com vistas a normalidade. Empresas relevantes são aquelas que antes da crise já operavam um modelo de negócio diferenciado, entregavam mais valor aos seus clientes e por isto estavam entre as preferidas em seus segmentos.
Isso vale para o restaurante que se destaca no meio de muitos, o prestador de serviços que cria boas experiências ao consumidor, o produtor que tem bom portfólio e entrega produtos confiáveis, entre outros.
Como empresário, você já avaliou com seu grupo de gestores se seu modelo de negócios está dotando sua empresa da necessária Relevância?
Já pensou também que este pode ser um critério decisivo a se considerar antes que a sua empresa conceda crédito aos seus clientes? É tempo de repensar.
Rodolpho Georg Filho
Sócio fundador da Convergentia Consultoria Empresarial.