Eurásia News
O crescente mercado de fixadores turco
Turquia é a 11ª maior economia em termos de PIB per capita entre países com população acima de 50 milhões de habitantes. As ações de desenvolvimento na indústria de fixadores local, alinhada com com a industrialização turca, aceleraram nos últimos anos. Com os investimentos realizados na indústria de fixadores em qualidade e tecnologia nos últimos anos, a Turquia alcançou uma posição muito competitiva na produção de produtos parafusos e similares especiais e standard. Para confirmar essa expansão, apresentamos os números de produção e exportação, que têm se elevado rapidamente.
Turquia revela prototipo do seu carro nacional
Trata-se de um carro elétrico, com lançamento estimado para 2022, um investimento de US$ 3,6 bilhões
Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia, apresentou e guiou o protótipo do utilitário esportivo (SUV) a ser produzido em seu país. Além do SUV, foi lançado também um sedan, ambos totalmente elétricos. A produção em massa do SUV começará em 2022, enquanto o sedan deverá ser lançado logo depois.
"Vivemos hoje este sonho de 60 anos da Turquia", disse Erdoğan em seu discurso na cerimônia de inauguração no Information Technologies Valley - IT Valley (o vale da tecnologia da informação turco). “A Turquia está passos à frente ao entrar no setor de automóveis elétricos antes dos demais. Não estamos fabricando carros apenas para nossas necessidades. Estamos ansiosos para estabelecer uma marca global”, observou o presidente, que reforçou ser a Turquia não apenas um mercado para novas tecnologias, mas um país que desenvolve, produz e exporta para todo o mundo.
"Não precisamos comprar licença ou permissão de ninguém; determinamos todos os recursos técnicos", acrescentou, destacando o papel de 100 engenheiros turcos que trabalharam no projeto. As cores dos dois modelos apresentados eram vermelho e branco, as cores da bandeira turca.
O SUV totalmente terá duas configurações de motor: 200 e 400 cv (cavalos), anunciou Gürcan Karakaş, CEO da Turkey’s Automobile Joint Venture Group (TOGG), durante a apresentação. Estima-se que esses carros terão autonomia de até 500 quilômetros, e suas baterias de íons de lítio, produzida localmente, alcançarão 80% de carga em 30 minutos. O presidente, que já encomendou um carro, enfatizou que esses automóveis "não poluirão o meio ambiente, graças à sua tecnologia de emissão zero".
Erdoğan disse que cerca de ¼ de um terreno de 4 milhões de m² no distrito de Gemlik, na cidade de Bursa, pertencente às Forças Armadas da Turquia, serão alocados para a planta de produção, que estará concluída em 2021, como os primeiros carros saindo pelas ruas em 2022.
Esse projeto demandará um investimento fixo de US$ 3,6 bilhões ao longo de 13 anos e permitirá a produção de cinco modelos e uma produção total de 175.000 veículos por ano.
A Turquia já é um grande exportador para a Europa de carros fabricados internamente por empresas como Ford, Fiat Chrysler, Renault, Toyota e Hyundai, mas os carros são fabricados por empresas globais de automóveis, geralmente em joint ventures com parceiros locais.