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EMO Hannover na Expomafe
Maior feira metalúrgica global realizou encontro com a imprensa com ação promocional de sua edição 2019
EMO Hannover realiza encontro com imprensa especializada no campo metalmecânico, realizado simultânemente à Feira Internacional de Máquinas-Ferramentas e Automação Industrial, a Expomafe. A organização se deu entre a Deutsche Messe AG (DMAG) e a Associação dos Construtores de Máquinas-Ferramenta Alemãs (VDW), além da Câmara Brasil-Alemanha, sua representante local EMO Hannover.
Três foram os palestrantes, todos alemães, cabendo a condução dr. Wilfried Schäfer, diretor administrativo da VDW, Frankfurt am Main, e Hartwig von Saß, porta-voz da Deutsche Messe AG, que enfatizaram as virtudes e números do evento, que salta aos olhos dos brasileiros – afinal estamos falando da Alemanha, maior economia e um dos mais importantes centros mundiais em se tratando de tecnologia dos metais, não apenas hoje, mas ao longo da era moderna. Uma característica que chama a atenção é a não permissão da presença de expositores não fabricantes, que segundo eles, essa é uma das marcas EMO Hannover, ou seja, a confiança do visitante de estar falando, sempre, diretamente com quem produz.
Em termos gerais, o evento teve 2133 indústrias expositoras, sendo que a edição 2019 já contava provisoriamente com 2007 no começo de abril, com expectativa de recorde até cerimônia de abertura em 16 de setembro próximo. Europa lidera com 73% dos expositores, seguido pelos 23% da Ásia e 3% das Américas, que dividirão 290.000 m² dos pavilhões com visitantes de todas as partes do mundo, que em 2017 alcançou 130 mil visitantes de 160 países.
Entre os slides, constava que 70% dos expositores usam essa feira como plataforma de lançamentos, tendo a Indústria 4.0 como a grande onda deste primeiro quarto de século.
Já o palestrante convidado foi Karl-Heinz Freund, diretor da Hydrokomp GmbH, indústria fundada em 1998. A Hydrokomp projeta e fabrica sistemas de acoplamento, acoplamentos rotativos, tecnologia de fixação e elementos da máquina para aplicação duradoura na rotina diária industrial. “Nossa primeira participação na feira foi em 2005, desde então demos continuidade porque ela alavancou nossos negócios pelo mundo afora, onde fizemos alianças com representantes em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil”, concluiu o Freund. Falando em Brasil, ocupamos em produção a 17ª posição, com € 400 milhões, e a 20ª posição em consumo, com € 700 milhões, segundo dados de 2018 da EMO Hannover. Primeiríssima, a China produziu € 16,4 bilhões (Alemanha em 2º, € 12,7 bilhões; Japão em 3º, € 12,5 bilhões), e consumiu € 21,8 bilhões (EUA em 2º, € 8,6 bilhões; Alemanha em 3º, € 6,8 bilhões).