Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 70
Busca::..
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Artigos
31/07/2018 09h40

Artigos

EJOT ALtracs Plus

Uma nova geração de parafusos autorroscantes para ligas leves

Em modernas linhas de montagem, a economia e a otimização são fatores decisivos de competitividade. Ao omitir etapas de produção como perfuração, corte de rosca, limpeza – bem como otimização no campo da ferramentaria, armazenagem e tempos de ciclo mais curtos – os custos totais de uma junta de parafuso podem ser reduzidos em até 30%, se houver o uso de “parafusos autorroscantes” (que formam a própria rosca). Assim, a "formação da rosca em metal leve" torna-se mais importante para o mercado, especialmente em designs desafiadores, segundo a Ejot GmbH&Co. KG, empresa fundada na Alemanha em 1922 sob o nome Adolf Böhl Company, que desde 1965 adotou o atual nome após incorporar outra indústria de fixadores, a Eberhard Jaeger.

Para atender esse aumento de demandas técnicas de juntas de alta resistência para componentes de metal leve dinamicamente carregados, a Ejot otimizou o ALtracs, um parafuso de alta confiabilidade. O objetivo dessa otimização foi obter um fixador autorroscante com parâmetros de montagens semelhantes a um parafuso classe de resistência 10.9, de métrica convencional. A compatibilidade métrica do novo Ejot ALtracs Plus ainda está garantida.

O passo métrico e o flanco de rosca específico de 33° do ALtracs Plus deixa uma raiz de rosca maior na rosca fêmea, parte "mais fraca" da liga leve. Essa geometria permite um carregamento maior de cada volta simples da rosca, e o novo design deste fixador atende aos critérios de falha de fratura do parafuso em profundidades de inserção claramente menores.

Torques de montagem menores e de espanamento maiores oferecem uma grande margem para a montagem segura com chaves de fenda pneumáticas e elétricas comuns. A seção transversal circular, em combinação com várias profundidades de instalação (1 a 2,5 x d), permite uma alta quantidade de flexibilidade na escolha do sistema de fixação adequado. O uso de outro método de fixação, por exemplo, de ângulo de torque/ rotação controlado, também não apresenta problemas. A distribuição uniforme da carga na seção transversal circular do ALtracs Plus promove uma alta retenção da carga de fixação, inclusive sob tensão térmica e dinâmica.

Comparado com parafusos autorroscantes com ângulo de flanco de 60°, o baixo dano de deslocamento do ALtracs Plus no metal leve (não ferroso) permite um torque baixo de montagem. Isso é realizado com um design de ponto de parafuso otimizado. Os flancos da rosca no ponto do parafuso são menores no diâmetro como a geometria do ALtracs anterior, mas o "Plus" é também rosqueado para frente. Dessa maneira, as primeiras roscas podem entrar na parte fêmea do material com mais facilidade. Isso produz um "início" melhorado de formação de rosca e um alinhamento centralizado, inclusive em furos fundidos com ferramentas de montagem manuais. Especialmente para trabalho manual, a força de pressão necessária para cada junta de parafuso exerce um papel importante.

O ALtracs Plus também oferece segurança adicional no processo de montagem em função de múltiplas montagens repetidas. Importante no caso de reparo: um parafuso métrico é completamente permutável e pode ser fi xado no furo rosqueado.

À primeira vista, vantagens do ALtracs Plus Ejot:

• Conveniência da construção leve: a geometria de rosca otimizada do ALtracs Plus facilita o uso de parafusos menores e mais curtos, mas com valores de resistência consistentemente altos;

• Perda menor de carga de fixação sob alta tensão dinâmica e térmica;

• Alta resistência à vibração sem elementos de segurança adicionais;

• Alta segurança de montagem devido ao baixo torque de instalação;

• Ergonomia otimizada para trabalho de montagem manual;

• Montagem repetida possível;

• No caso de reparo, um parafuso métrico pode ser usado.

Na comparação do design da rosca do parafuso métrico demonstra-se que ALtracs Plus "fortalece" a rosca fêmea

Informações:

Frank Schlosser
Andreas Blecher

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com